Saber qual moeda levar para Cancún é uma das primeiras dúvidas que temos quando programamos a viagem. Mas antes de respondermos a essa pergunta, vale frisar que, por encontrar-se no México, a moeda oficial de Cancún é o peso mexicano.
O símbolo monetário para referir-se a ao peso mexicano é o cifrão ($). No momento de pesquisar seu câmbio, fique atento(a) à abreviação utilizada: MXN. Assim como o Real brasileiro utiliza o BRL.
Qual a melhor moeda para se levar para Cancún?
A moeda mexicana não costuma ser vendida com boa cotação pelas casas de câmbio do Brasil. Sem contar que é bastante difícil encontrá-la em nosso país para comercialização. Sendo assim, o indicado é levar dólar americano e fazer a troca para peso já em Cancún.
Isso implicará, também, em um melhor custo/benefício em sua viagem. Veremos os motivos no decorrer deste texto. Além disso, o dólar é tranquilamente aceito por lá.
Se você desejar pagar seu transporte do aeroporto ao hotel, por exemplo, já em pesos mexicanos, uma pequena quantia poderá ser trocada ainda no aeroporto. Mas conscientize-se de que a cotação será ruim. Ou seja, não troque dinheiro no aeroporto. Somente se for extremamente necessário.
Qual o valor do câmbio em Cancún?
O valor do câmbio em Cancún para o mês de julho do ano 2017 era o seguinte:
-> 1 dólar = 17,58 pesos mexicanos no Aeroporto Internacional de Cancún
-> 1 dólar = variação entre 17,54 e 17,85 em alguns hotéis da Zona Hoteleira
De acordo com os brasileiros que já utilizaram esse expediente, os lugares indicados para trocar moeda em Cancún são as inúmeras casas de câmbio espalhadas por Cozumel, Isla Mujeres, Playa del Carmen, Tulum e, talvez, na Zona Hoteleira.
Apenas como exemplo, para o mês de abril de 2016, os valores do câmbio variavam entre 16 e 18 pesos mexicanos para cada dólar. Em 2015, a variação ficou entre 13 e 15 pesos para cada dólar.
É necessário atentar-se à flutuação do mercado para certificar-se da cotação no momento de sua viagem. A variação do câmbio depende de muitos fatores.
E por falar em variação, nossa preocupação começa já com a questão que envolve o real e o dólar americano, pois essa será a primeira troca a ser realizada, ainda no Brasil. E como sabemos, precisamos estar de olho no mercado financeiro por aqui para não corrermos o risco de perder dinheiro em uma transação.
Para quem quiser se arriscar na compra da moeda mexicana ainda no Brasil, o valor encontrado será em torno de 4,24 pesos para 1 real.
Onde encontrar casas de câmbio em Cancún?
Como já citado, encontrar casas de câmbio no aeroporto de Cancún não será problema. A grande questão é que a cotação no local costuma ser mais alta sempre. E isso vale para qualquer aeroporto do mundo.
A Zona Hoteleira também oferece opções diversas para a troca de moeda em Cancún. Inclusive os próprios hotéis costumam ter um guichê específico para realizar tal transação, o que torna-se uma comodidade a mais para o turista que não deseja, ou não está preocupado, em pesquisar antes o melhor valor.
Cozumel, Isla Mujeres, Playa del Carmen e Tulum são localidades em Cancún onde também se encontram lugares para a troca de moeda. Além de lojas em shopping centers.
A dica é pesquisar bastante as diferenças existentes quanto a cotação da moeda. Por isso, deixe para trocar parte do seu montante assim que encontrar o local exato. Ou vá trocando aos poucos, conforme a necessidade. Veremos mais à frente porque não é indicado trocar todo o montante de uma só vez.
Uma alternativa para casos de necessidade é encontrar um caixa eletrônico(chamado ATM) que realize saque com seu cartão de crédito, cujo valor sacado será cobrado apenas em sua fatura. Ou de débito, pagando na hora, pois o dinheiro sairá automaticamente da sua conta. Os cartões devem ser internacionais e estarem habilitados para uso no exterior.
Nesses casos, esteja atento(a) na cotação utilizada para essas situações. E também ciente da taxa de saque a ser cobrada e do IOF, que é de 6,38%.
Por que devo ter sempre peso mexicano e dólar?
Apesar da moeda de Cancún ser o peso mexicano, o dólar é amplamente aceito em muitos estabelecimentos. Até porque isso é vantajoso para os comerciantes, afinal, falamos de uma das moedas mais fortes do mundo.
Hotéis, lojas, restaurantes, bares, agências de turismo, atrações turísticas, parques, enfim, quase todos os lugares que você irá transitar aceitarão pagamentos através das duas opções de moeda.
Como são os próprios donos dos estabelecimentos e prestadores de serviço que fazem sua cotação, há a chance de encontrar uma oferta que seja melhor do que nas casas de câmbio. Portanto, analise antes de pagar e certifique-se se será melhor desembolsar os pesos ou o dólar.
Esse é um grande motivo para não fazermos a troca do montante total de dólares disponíveis em pesos mexicanos de uma só vez.
Grande parte dos estabelecimentos comerciais possuem um aviso na porta de entrada informando qual a cotação está sendo praticada naquele dia. Se isso não ocorrer, basta perguntar antes de consumir ou comprar qualquer coisa.
Falando especificamente sobre dispor de pesos mexicanos no bolso, é importante salientar que as entradas para as famosas zonas arqueológicas de Cancún, como Chichén Itzá, Tulum, Cobá, entre outras, devem ser pagas apenas com a moeda local.
E quando o assunto for pagar uma corrida de táxi, usar pesos poderá ser mais vantajoso, já que os taxistas gostam de fazer uma cotação ruim (para benefício próprio) para pagamento em dólares. Sem contar que o troco no pagamento em moeda americana será devolvido em pesos.
Quando o assunto é dinheiro, saber usá-lo em uma viagem ao exterior requer um tempinho para estudar qual a melhor maneira de se economizar e não sair perdendo. Portanto, não queira resolver tudo no impulso. Todos os smartphones possuem calculadoras simples. Não hesite em usá-las em caso de dúvida.
E se você já foi para Cancún, aproveite para dar dicas sobre qual a melhor moeda para se levar na viagem. Compartilhe suas experiências quanto ao assunto, além de indicar, se possível, os locais com as melhores casas de câmbio na cidade.